29 de junho de 2012

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Um simples pescador da Betsaida proclama que o filho de um carpinteiro
é realmente o Filho de Deus, por natureza. Ali é plantado o grão de mostarda, do qual nasceria a Santa Igreja Católica Apostólica e Romana.

27 de junho de 2012

Missão Mariana em São Lourenço da Mata

Os Arautos do Evangelho estarão na cidade de São Lourenço da Mata – PE, entre os dias 26 de junho e 6 de julho, para uma “Missão para Cristo com Maria”. Convidamos a V. S. e família para participar das atividades nessa cidade.



Dia 26/06

Visita às residências da região central

18:00 – Confissões

19:00 – Missa na Igreja Matriz de São Lourenço Mártir (ver mapa)

Dia 27/06
8:00 – Missa na Igreja Matriz de São Lourenço Mártir
Visita às residências da comunidade de Várzea Fria
17:30 – Confissões (Capela Nossa Senhora da Conceição)
19:00 – Missa na capela da comunidade

Dia 28/06
8:00 – Missa na Igreja Matriz de São Lourenço Mártir
Visita às residências da comunidade Ersina Lapenda
17:30 – Confissões (Capela Imaculado Coração de Maria)
19:00 – Missa na capela da comunidade

Dia 29/06
8:00 – Missa na Igreja Matriz de São Lourenço Mártir
Visita às residências da comunidade São João e São Paulo
17:30 – Confissões (Capela São Paulo)
19:00 - Missa na capela da comunidade
 

24 de junho de 2012

São João Batista


     A liturgia faz-nos celebrar a Natividade de São João Baptista, o santo do qual se comemora o nascimento, porque marcou o início do cumprimento das promessas divinas: João é aquele «profeta», identificado com Elias, que estava destinado a preceder imediatamente o Messias para preparar o povo de Israel para a sua vinda.
     Depois de Nossa Senhora, talvez seja João Batista o santo mais venerado pelos Cristãos. Como a Santa Mãe de Deus, dele também se celebra a data de dois nascimentos: para a vida terrena, em 24 de junho, e para a vida eterna em 29 de agosto. Aliás, São João e Maria Santíssima eram parentes bem próximos.

Links relacionados:

23 de junho de 2012

Origem das Festas Juninas

Clique na imagem acima e saiba um pouco mais sobre a origem das festas juninas.

15 de junho de 2012

A oração é a respiração da alma e da vida

Sem a oração cotidiana, vivida com fidelidade, o nosso fazer se esvazia e se reduz a um simples ativismo que nos deixa por fim insatisfeitos
Na vida da Igreja, nos seus primeiros passos, reflete-se de certo modo o que aconteceu durante a vida pública de Jesus, na casa de Marta e Maria, em Betânia. Marta empenhava-se por inteiro no serviço da hospitalidade a ser oferecida a Jesus e aos seus discípulos. Maria, ao contrário, dedica-se à escuta da Palavra do Senhor (cf. Lc 10, 38-42).
Nos dois casos, não se contrapõem os momentos da oração e da escuta de Deus, e a atividade cotidiana, o exercício da caridade. A admoestação de Jesus: "Marta, Marta, andPAPA BENTO XVI.jpgas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada" (Lc 10, 41-42), assim como a reflexão dos apóstolos: "Nós atenderemos sem cessar à oração e ao ministério da palavra" (At 6, 4), mostram a prioridade que devemos dar a Deus.

Nossa atividade deve estar sempre penetrada pela luz da Palavra
Não quero entrar agora na interpretação desta perícope Marta-Maria. Em todo caso, não se deve condenar a atividade a favor do próximo, do outro, mas é preciso ressaltar que ela deve estar penetrada interiormente também pelo espírito da contemplação.
Por outro lado, diz Santo Agostinho que essa realidade de Maria é uma visão da nossa situação no Céu; portanto, nunca poderemos tê-la completamente na Terra, mas um pouco de antecipação deve estar presente em toda a nossa atividade. Deve estar presente inclusive a contemplação de Deus. Não podemos perder-nos no ativismo puro, mas devemos sempre deixar-nos penetrar, em nossas atividades, pela luz da Palavra de Deus e assim aprender a caridade autêntica, o serviço verdadeiro ao outro, que não necessita de muitas coisas; precisa sem dúvida das coisas necessárias, mas falta-lhe, sobretudo, o afeto do nosso coração, da luz de Deus.
Comentando o episódio de Marta e Maria, Santo Ambrósio assim exorta os seus fiéis, e também a nós: "Procuremos também nós ter aquilo que não nos pode ser tirado, prestando à Palavra do Senhor uma atenção diligente, não distraída: até às sementes da palavra celeste acontece de serem levadas para longe, se forem lançadas ao longo do caminho. Estimule-te também a ti, como a Maria, o desejo de saber: é esta a maior, a mais perfeita obra". E acrescenta que mesmo "o cuidado do ministério não deve distrair do conhecimento da palavra celeste", da oração (Expositio Evangelii secundum Lucam, VII, 85: PL 15, 1720).

Sem a oração cotidiana, o nosso fazer se esvazia
Os santos experimentaram, pois, uma profunda unidade de vida entre a oração e a ação, entre o amor total a Deus e o amor aos irmãos. No livro De consideratione - dedicado ao Papa Inocêncio II para oferecer-lhe algumas reflexões a respeito do seu ministério - São Bernardo, que é um modelo de harmonia entre contemplação e laboriosidade, insiste precisamente sobre a importância do recolhimento interior, da oração para se defender dos perigos de uma atividade excessiva, qualquer que seja a condição na qual se encontra a pessoa e a tarefa que ela executa. Afirma ele que as ocupações excessivas, uma vida frenética, terminam muitas vezes por endurecer o coração e fazer sofrer o espírito (cf. II, 3).
Esta é uma exortação preciosa para nós, hoje, habituados a avaliar tudo em função da produtividade e da eficácia. O trecho dos Atos dos Apóstolos recorda-nos a importância do trabalho - foi criado, sem dúvida, um verdadeiro ministério -, do compromisso nas atividades cotidianas que devem ser desempenhadas com responsabilidade e dedicação, mas também de nossa necessidade de Deus, de sua orientação, de sua luz, que nos dão força e esperança.
Sem a oração cotidiana, vivida com fidelidade, o nosso fazer se esvazia, perde sua alma profunda, reduz-se a um simples ativismo que nos deixa por fim insatisfeitos. Há uma bela invocação da tradição cristã, para recitar antes de qualquer atividade, que diz: "Actiones nostras, quæsumus, Domine, aspirando præveni et adiuvando prosequere, ut cuncta nostra oratio et operatio a te semper incipiat, et per te coepta finiatur". Ou seja: "Inspirai as nossas ações, Senhor, e as acompanhai com vossa ajuda, para que cada uma de nossas palavras e atos tenha em Vós seu início e em Vós o seu cumprimento". Cada passo da nossa vida, cada ação, inclusive da Igreja, deve ser feita diante de Deus, à luz da sua Palavra. [...]

Primado da oração e da palavra no ministério pastoral
Caros irmãos e irmãs, o problema pastoral que levou os apóstolos a escolher e a impor as mãos sobre sete homens encarregados do serviço da caridade, para poderem eles mesmos se dedicar à oração e ao anúncio da Palavra, indica também a nós a primazia da oração e da Palavra de Deus que, todavia, produz depois também a obra pastoral.
Para os Pastores, é esta a primeira e mais preciosa forma de serviço em favor do rebanho a eles confiado. Se os pulmões da oração e da Palavra de Deus não alimentarem a respiração da nossa vida espiritual, correremos o risco de nos sufocar no meio das mil coisas de cada dia: a oração é a respiração da alma e da vida. (Excertos da Audiência Geral, 25/4/2012 - Tradução: Arautos do Evangelho)

(Revista Arautos do Evangelho, Junho/2012, n. 126, p. 8-9)

13 de junho de 2012

Santo Antônio

SANTO ANTONIO

"Doutor da Igreja", "Martelo dos Hereges", "Doutor Evangélico", "Arca do Testamento" é como os Papas o chamaram. Para o povo fiel, ele protege os pobres, auxilia na busca de coisas e pessoas perdidas, orienta os sentimentos e inspira a vida de oração; afugenta os demônios e a peste; cura os enfermos. Foi franciscano da primeira hora. Conhecido como milagreiro, sua própria vida foi um milagre contínuo. Saiba mais acessando http://www.arautos.org.br/especial/27004/Santo-Antonio.html.

Links relacionados:

9 de junho de 2012

Beato Anchieta: Apóstolo do Brasil

JOSE DE ANCHIETA
Sua caravela chegou ao porto da Bahia em 1553. Local tido como um "paraíso terrestre".
O jovem José encantou-se com a Terra de Santa Cruz. Fez da conversão da gente da terra a sua meta. Identificou-se com o povo brasílico, sem perder a própria identidade. Viveu como missionário, agiu como herói, morreu como santo.
Mais sobre esse assunto:

Imagem Peregrina visita famílias em Aldeia


Na noite de 08 de junho de 2012, a imagem do Imaculado Coração de Nossa Senhora de Fátima esteve em peregrinação com os Arautos do Evangelho visitando famílias em Aldeia.
Nesses momentos de encontro com Maria, animados por cânticos marianos, todos os presentes rezam o terço, ouvem histórias interessantes sobre a Santíssima Virgem e seu Divino Filho, confraternizam-se e as famílias anfitriãs recebem pequenas lembranças que as ajudarão no exercício da fé católica e na devoção à Mãe de Deus.
Receba você também a visita da Imagem Peregrina. Ligue para (81)3267-5332.

7 de junho de 2012

Corpus Christi

Papa Bento XVI - Eucaristia

É a comemoração pública do maior mistério de nossa Fé!
Celebra a memória de Nosso Senhor Jesus Cristo na Santíssima Eucaristia, anuncia a morte do Homem Deus e proclama Sua ressurreição, Sua glória!
 
Corpo de Cristo, Corpo de Deus.
 
"Na noite em que ia ser entregue , Ele tomou o pão, deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e comei: isto é o meu corpo, que será entregue por vós."
Nosso Senhor Jesus Cristo está entre nós com seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade!
Como nasceu essa festa? Saiba mais sobre Corpus Christi acessando http://arautos.org/corpuschristi/.


Links relacionados:

6 de junho de 2012

Convite: Missa com os Arautos no Crato - CE

Arautos do Evangelho em Crato - CE


Os Arautos do Evangelho estarão na cidade do Crato – CE no próximo fim de semana, 9 e 10 de junho. Convidamos a V. Sa. e família para participar das atividades nessa cidade.

Dia 09/06 - 17 horas
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Av. João Alves Rocha, s/nº - Novo Crato
Missa Solene com Coroação da Imagem de Nossa Senhora de Fátima.
 
 
Dia 10/6 – Domingo – 9 horas
Encontro Regional do Apostolado do Oratório e Mensageiros de Fátima
Local: Catedral Diocesana Nossa Senhora da Penha
Praça da Sé, 624 – Centro
Santa Missa e Solene Coroação de Nossa Senhora. O ato será transmitido pela Rádio Diocesana.
Após a Santa Missa reunião no salão paroquial para os coordenadores de Oratórios e Mensageiros de Fátima.

3 de junho de 2012

Devoção dos Cinco Primeiros Sábados


Os Cooperadores Arautos de Recife estiveram na igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição no dia 02 de junho, primeiro sábado deste mês, para levar a Devoção dos Cinco Primeiros Sábados aos fiéis e, assim, atender ao pedido feito por Nossa Senhora quando apareceu em Fátima.
Para saber mais sobre essa maravilhosa devoção e como bem fazê-la, acesse http://oratorio.blog.arautos.org/primeiro-sabado/.












Cooperadores Arautos levam Imagem Peregrina para momentos de encontro com Maria

No mês de maio, os Cooperadores Arautos realizaram peregrinações com a imagem do Imaculado Coração de Nossa Senhora de Fátima para momentos de orações, onde se rezava o terço, contavam-se histórias de santos e se meditava sobre a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo e sua Mãe Santíssima.
Se você também deseja receber a visita da imagem peregrina do Imaculado Coração de Nossa Senhora de Fátima, entre em contato conosco pelo telefone (81) 3267-5332.